Birkat Hailanot – A bênção das árvores

arbre_fleurs

Ontem estive no tribunal rabínico, acompanhando um casal que está muito perto de finalizar seu processo de conversão e o rabino lhes perguntou algo um pouco incomum, qual é a bracha (benção) que realizamos apenas uma vez por ano?

Para minha surpresa, a senhora respondeu rapidamente “Birkat Hailanot”, e o rabino concordou e acrescentou que há outros exemplos também.

Birkat Hailanot ou, a bênção das árvores, é uma bênção feita apenas uma vez por ano, durante o mês de Nissan, quando as árvores começam a florescer.

A bênção é realizada em árvores de fruto, de preferência dois tipos diferentes de árvores de frutos, quando a árvore começa a florescer, antes de sair o próprio fruta.

A bênção recitada é:

“ברוך אתה ה’ א-לוהינו מלך העולם, שלא חיסר בעולמו כלום, וברא בו בריות טובות ואילנות טובים, ליהנות בהם בני אדם”

“Bendito és Tu, nosso D’us, Rei do Universo, que não fez nada faltar no seu mundo, e criou nele criaturas boas e árvores boas, para o prazer dos homens”

Sem dúvida, esta bênção é um gesto de agradecimento ao nosso Criador, que nós colocou em um mundo maravilhoso e nos deu tudo que é necessário para satisfazer as nossas necessidades.

Quando saímos as ruas, campos e vemos as árvores florescendo, o início da primavera, a natureza que volta a criar vida, só podemos abençoar Aquele que criou tudo isso para nossa satisfação.

Diz a Gemara no tratado de Sanhedrin 98a, que, quando vemos as montanhas de Israel com frutos em abundância, não há maior sinal de que a redenção já começou. Qualquer um familiarizado com a história do moderno Estado de Israel, sabe que quando os primeiros judeus voltaram depois de um longo exílio, a terra de Israel era um deserto e pântano. Mas, aos poucos, com o trabalho duro do povo judeu e a bênção celestial, o país começou a florescer (em todos os sentidos) e, hoje, é certamente um exemplo para o mundo.

Saiam para os campos e venham abençoar Aquele que tem nós dado tudo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.