Bat Mitzvá na Nigéria!

Como as jovens se vestem para um Bat Mitzvá na Nigéria? Não muito diferente do que em Israel – com um vestido rosa e uma coroa!

bat-mitzvah

Gadi Bentley, o primeiro emissário da Shavei Israel para a comunidade judaica Igbo, na Nigéria, África (confira aqui o artigo sobre os Igbo), nos enviou esta foto desta linda jovem, Tuvia Bat Pennyel, no dia de seu Bat Mitzvá. Na foto, Tuvia, que vive na pequena cidade de Ogidi, está cercada pelos seus pais e irmãos mais velhos.

Estima-se que 3.000 Igbos se identificam como o Povo de Israel e praticam uma forma moderna do Judaísmo, com sinagogas (existem 26 no país), rolos de Torá, Kashrut, Tefilin (filactérios) e Talit (xales de oração) além de também praticarem o “Brit” – a circuncisão.

Os judeus Igbo roubaram, pela primeira vez, à atenção do mundo ocidental há mais de 500 anos atrás, quando missionários portugueses que navegavam pela África Ocidental, os encontraram. Os portugueses então, enviaram relatórios para Portugal contando sobre uma tribo de africanos que praticavam o sábado judaico e as leis kosher. Embora os missionários tenham tentado converter a maioria dos Igbo ao cristianismo, os judeus Igbo não esqueceram suas raízes e nas últimas décadas começaram a se reconectar com sua herança.

Este “reconectar” não é apenas em semachot (celebrações, como um Bat Mitzvá). A cada dois meses, os jovens, das várias comunidades judaicas Igbo, se reúnem para um fim de semana de atividades e diversão. Abaixo uma foto de um destes eventos. (o único não nigeriano da foto é o nosso emissário, Gadi).

20160221_115739

A idéia dos encontros, que acontecem cada vez em um local diferente, é “juntos estudar a Torá e aprender uns com os outros”, diz Gadi Bentley.

Há sempre um jogo de perguntas e respostas que abranja a lei judaica, sionismo e o idioma hebraico. São sempre dois participantes representando cada estado e um troféu é dado ao vencedor. A comunidade de Port Harcot foi a vencedora do concurso mais recente que aconteceu há duas semanas no estado nigeriano de Imo. As duas primeiras fotos abaixo foram tiradas durante o Shabaton em Eboni.

781a84f6-fad3-45ce-83af-0503399a622d-141507104-8504-418d-b445-3c1cd12b1f52-120160221_074551-2

Leave a Reply

Your email address will not be published.