As comunidades da Shavei Israel se preparam para Pessach

Pessach está chegando e as comunidades apoiadas pela Shavei Israel ao redor do mundo já estão se preparando! Segue abaixo uma lista do que está sendo planejado para esta festa nacional judaica da libertação.
Bnei MenasheUnknown

Os membros mais jovens das comunidades Bnei Menashe que vivem em Tiberias e Alta Nazaré entraram mais cedo no “balanço da matzá”. Temos algumas fotos dos jovens Bnei Menashe (e alguns de seus pais) enrolando, amassando, fermentando – e comendo – a Matzá. Na Índia, cerca de 7.000 Bnei Menashe – à espera do momento de sua Aliyá para Israel – estarão participando de uma variedade de atividades em Pessach, assim como cerimônias do Seder para grupos e famílias.

Unknown-1-576x1024Unknown-1-1-768x576 Unknown-3-576x1024

 

 

Polônia

Nossos emissários Miriam e o rabino David Szychowski, organizaram um workshop pré-Pessach para os membros da comunidade de Lodz. Segue ao lado o folheto – em polaco. Miriam escreve que estão preparando para Pesach diversos tipos de jogos para as crianças e aulas de Torá para todos os demais.

Lodz-cleaning-for-Pesach-services-768x576Em Cracóvia, o nosso emissário, o rabino Avi Baumol ofereceu à comunidade um lado mais artístico que contou com uma oficina de cerâmica (para fazer pratos para o Seder) e uma noite de degustação de cerveja (para se livrar de qualquer cerveja extra – já que a bebida contêm chametz e é proibida na festa). O rabino Baumol espera que até 160 pessoas se reunam no Centro da Comunidade Judaica para um grupo Seder, que ele irá conduzir.

O terceiro emissário polonês da Shavei Israel, o rabino Yehoshua Ellis, tem estado profundamente envolvido com os preparativos finais do treinamento de seis jovens judeus poloneses que irão liderar cerimônias de Seder em pequenas comunidades judaicas que carecem de rabinos. O programa de formação, que tem se reunido regularmente desde janeiro sob supervisão do Rabino Ellis, é chamado de Arevim. O Rabino Ellis também conduzirá um “Seder modelo” para as famílias no domingo.

 

Colômbia

O Rabino Shimon Yehoshua, emissário da Shavei Israel para a Colômbia, será o líder do Seder comum em Bogotá neste ano. Cem pessoas são esperadas para participar, incluindo diversas famílias do país vizinho, Equador, que foram forçados a se mudar devido ao terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o país (terremoto que deixou 413 pessoas mortas e mais de 2.500 feridas). A comunidade também organizou um seminário nas semanas que antecederam a festa, sobre como limpar bem para Pessach.

 

Chile

As crianças da comunidade de Bnei Anussim do Chile assumiram a tarefa “teatral” de representar o Êxodo do Egito como parte das tarefas do grupo para o Seder deste ano. Aulas sobre as leis judaicas da festa e como ler a Hagadá, também foram realizadas nas semanas anteriores a Pessach. O fato da comunidade ter ido assistir às aulas, já foi uma realização em si – uma grande inundação atacou a maioria das estradas, deixando-as intransponíveis. Temos uma foto aqui.

FullSizeRender-1024x576

 

El Salvador

O emissário da Shavei Israel para El Salvador, o rabino Yitzhak Aboud, deu aulas para os membros da comunidade durante toda a semana que antecedeu Pessach, sobre as leis da festa. A grande celebração comunitária acontecerá no principal centro de Beit Israel, em San Salvador – será uma festa americana e os participantes foram incentivados a trazer sua própria comida e matzot.

 

Judeus de Kaifeng

As cinco mulheres de Kaifeng, China, que a Shavei Israel ajudou a fazer aliá no início deste ano estão ansiosas para seu primeiro Pessach na Terra Santa. Elas estarão comemorando com suas famílias adotivas. Suas famílias “reais” em Kaifeng, realizarão “Seders” individuais em casa (não haverá um Seder comunal este ano) também sonhando com o cumprimento de “No próximo ano em Jerusalém.”

 

Portugal

Os membros da comunidade portuguesa de Bnei Anussim se reunirão em Belmonte, onde o emissário da Shavei Israel, o rabino Elisha Salas irá conduzir o Seder da comunidade. Todos os alunos regulares do rabino Salas já estão planejando estar lá. Muitos vão passar a noite no centro da Shavei Israel, em Belmonte, o Beit Ha’anousim.

 

Palma de Mallorca

O emissário de Shavei Israel em Palma de Mallorca, o rabino Nissan Ben-Avraham esteve ocupado ensinando sobre a organização para Pessach, nas semanas que antecederam o feriado. De longe, a mais deliciosa atividade, foi um workshop prático sobre como fazer sobremesas kasher para Pessach, liderados por Tony Pina, um Bnei Anussim local, que voltou às suas raízes com a ajuda de Shavei Israel. Ele é um Chef reconhecido na Espanha.

IMG-20160405-WA0015-576x1024 2-1024x576

One thought on “As comunidades da Shavei Israel se preparam para Pessach

  • April 30, 2016 at 2:13 pm
    Permalink

    Olá,
    fico imensamente feliz em ver estas mensagens so bre os abnei anussim, eu estou em Goiania , Brasil, e sinto que precisamos fazer algo sobre estes , nos , novos Judeus, que amamos imensamente o grande ADONAI, E Israel.. já e um consolo saber que tudo esta indo bem por ai..aqui, ainda temos muito a fazer…

    shalon

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published.