Ajude três jovens polonesas a retornar ao judaísmo

Nosso novo emissário em Cracóvia, o rabino Avi Baumol, já está recolhendo os frutos de seu novo porém duro trabalho.

Três jovens de muita energia, duas das quais têm raízes judaicas, expressaram seu desejo fervoroso de conhecer Israel e estudar a Torá na Terra Santa e, a Shavei Israel concordou com o pedido e organizou uma viagem de duas semanas aonde se acomodarão em Efrat, nos subúrbios de Jerusalém, cidade onde o rabino Baumol mora.

Kinga
Kinga

Kinga Zmysłowska, nasceu em Gdansk, em 1987, e é, atualmente, uma estudante de arte em Cracóvia. Kinga, como muitos jovens poloneses, nasceu em uma família católica até o momento em que descobriu que sua avó e sua mãe, mantinham certas tradições judaicas. Desejando saber mais sobre a religião de seus antepassados, veio para o CJC, Centro Judeu em Cracóvia, onde se encontrou com o rabino Baumol e se inscreveu em aulas e atividades.

Olga Danek, nasceu em Bielsko-Biala, em 1986, e possui um Ph.D. na Universidade de Cracóvia na área de Estudos Judaicos. Aos 12

Olga
Olga

anos, descobriu suas raízes judaicas. Ela cresceu em uma família que ensinava a respeitar as diferentes culturas e religiões. Entretanto, a inteligente jovem Olga percebeu que sua mãe se concentrava, especialmente, no Judaísmo. Quando abordada sobre o motivo deste comportamento estranho, sua mãe lhe disse que eles eram descendentes de judeus e que sua avó materna era judia, o que fazia dela judia também.

Katarzyna
Katarzyna

Katarzyna Hajto, nasceu em Cracóvia em 1981 e, possui um mestrado em Estudos Judaicos da Universidade de Cracóvia. Embora não tenha raízes judaicas, há vários anos que se interessa pelo Judaísmo e tem estudado para a conversão. Trabalha, atualmente, com grupos de judeus que vêm à Polônia como parte do programa “Marcha pela Vida” e colabora com grupos de adolescentes judeus da África do Sul.

O Rabino Baumol passa duas semanas por mês em Cracóvia e duas semanas com sua família em Israel. Quando está na Polônia, os jovens estudam com ele quatro vezes por semana e passam o Shabat e outras festividades com ele. Quando o rabino está em Israel, ele estuda com seus alunos via Skype para poder, assim, avançar o máximo possível.

A viagem para Israel é muito promissora e incluirá passeios em Jerusalém, Safed, Tiberíades, Metzada, o Mar Morto e Tel Aviv, assim como dois dias de estudo na Yeshiva de Nishmat, com aulas de Torá todas as tardes e dois Shabatot com famílias religiosas.

A Shavei Israel financiará a viagem toda, desde passagens aéreas até bilhetes de entradas e alimentos e, portanto, precisa de sua ajuda e parceria neste importante projeto. Para fazer uma doação, por favor clique no link, o custo de um jovem por dia é de U$ 60, mas qualquer quantidade será de grande ajuda.

Kinga, Olga e Kate que possam desfrutar e aprender muito!