A Shavei Israel acenderá velas de Chanuká em uma famosa prisão da Inquisição!

Brian Blum
5/12/2013
Este Chanuká, luzes festivas preencherão um palco infamemente associado à 200 anos de tortura e assassinato. Pela primeira vez na história italiana, o emissário da Shavei Israel para os Bnei Anussim do leste italiano, o Rabino Pinchas Punturello, acenderá as velas de Chanuká em Palermo, Sicília, no temido Palácio Steri.

Steri-Palace-smSteri-Palace-sm-224x300-224x300Steri foi a principal sede da Inquisição nos anos 1601-1782. No sub-solo do edifício se encontrava a prisão da Inquisição em que os judeus eram presos em pequenas celas aonde esperam seu destino nos terríveis autos-de-fé. Estas masmorras são notáveis pelo graffiti que ainda existe em suas paredes; duas inscrições estão escritas em letras hebraicas.

O Rabino Punturello visitou o Palácio Steri para um seminário de três dias, organizado no mês passado pela Shavei Israel para os Bnei Anussim. O seminário atraiu 80 pessoas do sul da Itália, incluindo Anussim e netos de judeus que se mudaram para Palermo nos anos 1900-1960 da Alemanha, França, Rússia, Tunísia e Argélia. O Rabino Punturello reuniu uma lista de oradores de nível internacional para o evento, incluindo o Professor Luciana Pepi, que ensina filosofia na Universidade Hebraica de Palermo, e Rita Calabrese, que pesquisa a história das mulheres durante a República de Weimar. O tema do semDSCN1686-300x225inário foi “Comunidade e Identidade Pessoal.”

Após a visita do Rabino Punturello ao Palácio Steri, este contatou o prefeito de Palermo, que concordou com o Rabino de que é chegado o momento de substituir as trevas pela luz. O acendimento das velas acontecerá na última noite de Chanuká, 4 de dezembro de 2013.

O Rabino Punturello vem trabalhando pelos Bnei Anussim no sul da Itália desde maio. Ele reside em Jerusalém, e passa 10 dias por mês na Itália, organizando seminários (como este último) e visitando Bnei Anussim de pequenas comunidades ao longo do sul italiano e na Sicília. Já escrevemos sobre ele aqui no site. O Rabino Punturello acenderá as luzes de Chanuká cada dia em um lugar diferente, incluindo Messina, Catania e Siracusa, além de Palermo também.

Leave a Reply

Your email address will not be published.