A Confiança no Criador

10620529_796983253696532_7286258277235653469_n
O livro “Chovot Halevavot” nos ensina que, todo ser humano confia em algo, seja na sua força física, sua inteligência, sua saúde, riqueza, etc. Ele sabe que se, algo acontecer, poderá contar com a sua força, conhecimento, etc. Entretanto, um Yehudi (Judeu), deve confiar, unicamente, no Criador. Isso não significa que a pessoa deve deixar de lado todas as suas obrigações diárias, confiando que D’us irá conceder todas as necessidades e todos os seus caprichos. Não é assim, têmos que trabalhar, agir, e é por isso que estamos neste mundo.

No entanto, o desafio é saber agir em conformidade com D’us, tendo sempre em consideração que, Ele faz tudo que é bom para nós, quer entendamos quer não entendamos. Ou seja, no momento em que fizermos o que precisa ser feito, devemos confiar que, se não conseguimos alcançar aquilo ou não obtivemos sucesso em algo, é porque assim Ele quer. Por exemplo, se alguém tem alguma dívida significativa para pagar – digamos, o aluguel da casa – e fez tudo o que estava a seu alcance, mas não obteve a quantia necessária e, não há mais nada a fazer, então, deve-se confiar em D’us. Não esperando que o dinheiro apareça magicamente, mas, talvez, o significado dos acontecimentos sim apareçam ou até mesmo o dinheiro, em algum momento.

Contudo, a parte mais difícil é quando este dinheiro não aparece ou não conseguimos resolver o problema, aí é quando têmos que ter uma grande força de fé para acreditar e confiar que, Ele é quem administra e gerencia tudo. Embora nem sempre seja fácil alcançar tal nível espiritual, este, deve ser o nosso objetivo. Conhecendo a meta – e tendo ela sempre presente – esperamos que, eventualmente, se torne parte de nossas vidas. Desta maneira, ao longo do tempo, nos desenvolveremos para pessoas que confiam plenamente em D’us, e então, nossas vidas atingirão níveis espirituais inimagináveis.

Baseado em uma palestra do Rabino Label Lam, “Dinâmicas da Segurança Divina”

Leave a Reply

Your email address will not be published.