Temário

Para todos aqueles que estão apenas começando sua jornada, e para aqueles que já começaram há algum tempo mas ainda não possuem nenhum programa de estudo, apresentamos aqui uma proposta de temas judaico úteis que lhes podem servir como um guia inicial.

Este temário é apenas um resumo de tópicos relevantes e cada tribunal rabínico pode preferir enfatizar tais temas de diferentes maneiras.

Esperamos que possa ajudar de uma maneira geral, e que, a partir disso, possam prosperar e crescer no cumprimento e conhecimento da Torá, no caminho para o regresso ou para a conversão e, especialmente, depois disso.

 

  1. OS DEZ MANDAMENTOS

Quais são, como estão divididos, qual a diferença entre estes e o restante da Torá, qual a diferença entre estes e as sete Mitzvot de Noé, qual a diferença entre a Torá Oral e a Torá Escrita.

  1. OS TREZE PRINCÍPIOS DE FÉ

Quais são e quem os escreveu.

  1. TANACH

Quais são os livros e como estão divididos. Conhecimento das diferentes porções semanais. Quando se lê a Torá, o que é a Haftará, o que é Maftir, quantas pessoas sobem na Torá em cada ocasião, e etc.

  1. SHABAT

O que representa, quais são as Mitzvot referentes a este dia sagrado, quantas proibições existem neste dia e quais são, de onde se aprendem, quais são os derivados destas proibições, quando começa e quando termina o Shabat, quais são as diferenças com o Yom Tov, como se esquenta alimentos no Shabat.

  1. FESTIVIDADES

Quando acontecem no calendário gregoriano, o que representam, quais preceitos especiais existe em cada festa, quais estão escritas na Torá e quais são rabínicas, que Tefilot são feitas.

  1. OS JEJUNS

Quais são, o que representa cada um, quais estão escritos na Torá e quais são rabínicos, quais são completos e que são “meio-jejuns”.

  1. AS BÊNÇÃOS

Quando recitamos, quais são, a quantidade mínima que deve-se comer para recitar a bênção após as refeições, que outras bênçãos existem além das feitas na comida, quem decretou as bênçãos.

  1. ORDEM DO DIA

O que se faz ao acordar, quantas são as rezas diárias e como estão divididas, o que é um Minyan, o que representam o Talit e o Tefilin, o que é o Shema Israel, como está dividido e quando é recitado. O que é a Amidá, como está dividida, quantas bênçãos engloba, quando e como é recitado, quais variações pode ter, o que é o Kadish, o que se recita antes de dormir.

  1. KASHRUT

Em que se baseia este preceito, quais são as leis básicas, quais são as comidas permitidas, quais são as leis sobre os utensílios.

  1. MEZUZÁ

O que representa, aonde está escrito este preceito, aonde esta deve ser colocada.

  1. MITZVOT RELACIONADAS AO CICLO DE VIDA da criança e do jovem

Brit Milá, Pidion HaBen, Bar Mitzvá. Onde estão escritos, quais são suas respectivas leis, a quem se referem.

  1. LEIS DE CASAMENTO

Uniões proibidas, leis de casamento, fundamentos da pureza da família e suas leis.

  1. LUTO

Regras relativas ao Onen, o enterro, a Keriá, a Shivá. Regras relativas à impureza do sacerdote, a consolação aos enlutados, aniversário de morte, o conceito do mundo vindouro.

  1. MITZVOT ESPECÍFICAS PARA A TERRA DE ISRAEL

Quais são, onde figuram, quais são seus objetivos, quais são suas principais leis.

  1. SETE ESPÉCIES com as quais a Terra de Israel foi abençoada

Quais são, onde figuram.

  1. CHESED

Quais atos de bondade e de caridade a Torá enfatiza, onde estão escritas e quais são as leis respectivas.

  1. HISTÓRIA JUDAICA

Quem são os patriarcas e as matriarcas, quais são as doze tribos, qual a ordem em que a Torá foi transmitida de Moshe até hoje. Quais e aonde aconteceram os exílios do povo, quem foram os primeiros reis de Israel.