Nossos Emissários

A Shavei Israel dedica-se a localizar as tribos perdidas de Israel, os Anussim (Marranos) e outros descendentes de “judeus perdidos”. A organização também fornece assistência concreta a indivíduos e comunidades que desejam retornar ao povo judeu, de maneira sincera. Isto inclui o financiamento de líderes espirituais e educadores que trabalhem nestas comunidades, auxiliando no processo de retorno ao coração judeu.

A Shavei Israel é representada por emissários em comunidades que demonstram um desejo sincero em fortalecer sua consciência judaica. Hoje, a Shavei Israel possui representações rabínicas em Espanha, Portugal e Polônia, assim como educadores na Índia. Além disso, conhecemos a necessidade de enviar mais emissários para estes países, assim como, para outros países da América Latina.

Os emissários da Shavei Israel ensinam judaísmo e hebraico, conduzem as orações no Shabat e nas festividades, preparam boletins semanais para a comunidade, desenvolvem programas para as crianças e jovens e oferecem orientação espiritual individual. Os emissários da Shavei Israel estão em contato com os membros da comunidade e aqueles que estão fora dos quadros comunitários porém que expressam interesse em buscar suas conexões com o judaísmo e com o povo judeu.

 

rav-nissanRabino Nissan Ben Avraham
Emissário da Shavei Israel na Espanha
Rabino itinerante para os Bnei Anussim na Espanha (Granada, Palma de Mallorca, Alicante e Albacete). Escreve artigos sobre a porção semanal, em Catalão, para o boletim da Shavei Israel e também trabalha como Sofer Stam (escriba de rolos da Torá, Mezuzot, Tefilin e Hagadot). Descendente de Chuetas de Mallorca, fez Aliyah em 5738 (1977). Em Israel realizou seu retorno oficial ao judaísmo e frequentou os estudos rabínicos na Yeshiva Ateret Cohanim e na Yeshiva Shiló. Recebeu sua ‘semicha’ (ordenação rabínica) em 5751 (1991). Contate o Rabino Nissan Ben Avraham.

rabbi-elisha-salas_aRabino Elisha Salas
Emissário da Shavei Israel em Portugal
O Rabino Elisha Salas atua como o rabino-chefe da cidade de Belmonte, Portugual e como rabino itinerante das pequenas cidades do Norte de Portugal. O Rabino Salas nasceu no Chile e recebeu sua ordenação rabínica no Beit Hamidrash HaSefaradí da Cidade Velha de Jerusalém. Da mesma forma, o rabino possui ordenação como ‘shochet’ (abate ritual), ‘more’ (professor do judaísmo) e ‘mashgiach kashrut’ (monitoramento de alimentos de acordo com a lei judaica). O Rabino Salas fez Aliá para Israel em 1999 e vive em Jerusalém. Também estudou contabilidade e administração na Universidade de Santiago, Chile. Contate o Rabino Elisha Salas.

rabbi-avi-baumel-me-sizedx100wRabino Avi Baumol
Emissário da Shavei Israel em Cracóvia, Polônia
Em Cracóvia, Polônia, atua como rabino da comunidade judaica local e auxilia também à comunidade local de “judeus escondidos”. O Rabino Avi Baumol nasceu em Nova York, recebeu sua ordenação rabínica da Yeshiva Universidade, da onde também possui um BA em Economia além de um mestrado em história judaica medieval Bernard Revel Graduate School. Tornou-se rabino da congregação Shaare Tzedek em Vancouver, Canadá, nos anos 1998-2003. Durante esta última posição também atuou no Beit Din e no programa de conversão local. Em Israel ensinou em yeshivot e seminários, realizou a cerimônia de casamento de diversos casais não religiosos, como representante da Itim, e continuou trabalhando como rabino em Efrat, onde vive com sua família. Além disso, escreveu um livro sobre o Tehilim, entitulado “The Poetry of Prayer” (“a poesia da oração”). Contate o Rabino Avi Baumol.

smallRabino Yehoshua Ellis
Emissário da Shavei Israel em Katowice, Polônia
Atua como rabino-chefe de Katowice e auxilia a comunidade local de “judeus escondidos”. No passado, atuou como voluntário na comunidade de Varsóvia. O Rabino Ellis nasceu no Kansas (Estados Unidos) e estudou em várias yeshivot em Jerusalém. Recebeu sua ordenação rabínica do Sephardi Shehebar Center e também possui ordenação de ‘shochet’. Contate o Rabino Yehoshua Ellis.

page2-img10Rabino Avraham Israel Latapiat
Emissário da Shavei Israel no Chile
Nascido no Chile, possui um Ph.D. em matemática pela Universidade da Pensilvânia. No passado, atuou como professor da Universidade Central da Venezuela. É um membro da American Mathematical Society e tem publicado artigos sobre astrofísica, inclusive através do Centro de Astrofísica da NASA e do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica. Passou então da matemática para a Mishná, e recebeu sua ordenação rabínica na Yeshiva Pirchei Shoshanim em Israel. Estabeleceu-se no Kollel Haor HaKodesh em Caracas, Venezuela, antes de retornar ao Chile, onde agora vive com sua esposa. É um membro ativo do Kollel Chazon Ish, diretor de projetos da agência de certificação Kosher Ta’am e presidente da CEDIH, uma organização cujo objetivo é “levar o homem ao estudo da Torá”. Contate o Rabino Avraham Israel Latapiat.

davidRabino Dawid Szychowski
Emissário da Shavei Israel em Lodz, Polônia
O Rabino Dawid atua como rabino de Lodz e auxilia os “judeus escondidos” da área. É também rabino-chefe de pequenas comunidades ao redor. Nascido na Polônia, é bacharel em filosofia. Por um longo tempo, foi estudante do Rabino Boaz Pash, que serviu como emissário da Shavei Israel em Cracóvia por sete anos. Dawid fez Aliá e viveu em Israel durante seis anos quando recebeu sua ordenação rabínica do Rabino Peretz do Beit Hamidrash Hasefaradí e do Rabino Riskin no centro Ohr Torah Stone, em Efrat. Contate o Rabino Dawid Szychowski.

r-pinhas1Rabino Pinchas P. Punturello
Emissário da Shavei Israel na Itália
O Rabino Pinchas é emissário da Shavei Israel para os Anussim no sul da Itália. Nasceu em Nápoles, Itália, em 1977 e serviu como rabino-chefe de Nápoles entre 2003 e 2010. Estudou na Yeshivat Hamivtar em Efrat e recebeu sua ordenação rabínica do Rabino Shlomo Riskin. Academicamente, possui um mestrado em Ciência Política pela Universidade de Nápoles. Sua tese, entitulada “Chana Arendt: uma mulher judia entre a assimilação e o sionismo”, foi publicado em 2012. O Rabino Pinchas é por si só um tradutor e jornalista freelance, com uma vasta experiência em várias áreas de ensino. Contate o Rabino Pinchas P. Punturello.

shimon-yehoshua-solo-resize100Rabino Shimon M. Yehoshua
Emissário da Shavei Israel na Colômbia
Atua na Colômbia, aonde auxilia as comunidades Bnei Anussim e também interessados no processo de conversão. O Rabino Shimon nasceu na Argentina e recebeu sua ordenação rabínica do Beit Hamidrash Hasefaradí em Jerusalém. É formado pelo Instituto Amiel, que prepara rabinos para atuarem em comunidades da diáspora. Atuou como rabino da cidade de Pattaya, na Tailândia, e foi coordenador geral do movimento Bnei Akiva para programas da América Latina. Ensinou na Yeshiva Torah beTzión e na Midrashá Lindenbaum além de trabalhar como Mashgiach Kashrut na Argentina. Contate o Rabino Shimon M. Yehoshua.

yitzchak-aboud-la-fotoRabino Yitzhak Aboud
Emissário da Shavei Israel em El Salvador
Atua como rabino itinerante da Shavei Israel nas comunidades judaicas emergentes e de Bnei Anussim de El Salvador. O Rabino Aboud nasceu em Israel e recebeu sua ordenação rabínica do Rabino Peretz e, em seguida, do Rabino Ovadia Yosef. No passado, foi diretor da unidade de Ramot do movimento juvenil Ezra. Após seu casamento, se mudou para o México aonde atuou como rabino da Comunidade Judaica Har Sinai e como professor do projeto Arachim. Escreveu livros com interpretações do Mesilat Yesharim, além de outros sobre a vida dos Tanaítas e Amoraítas. Atualmente dirige uma instituição chamada “Chaim beChesed” fornecendo, gratuitamente, equipamentos médicos a pacientes com dificuldades financeiras. Contate o Rabino Yitzchak Aboud.