Descrição das Atividades da Shavei Israel

Através da organização Shavei Israel, são organizadas as seguintes atividades, das quais têmos tido a oportunidade de disfrutar. Atividades estas das quais informaremos pontualmente abaixo.

 

  • Emissários para os Bnei Anussim: a Shavei Israel conta com dois emissários para os Bnei Anussim: um que atua na Espanha, o Rabino Nissán Ben Avraham (ele próprio um descendente dos Bnei Anussim), e visita as cidades de Palma de Mallorca, Barcelona, Sevilha e Valência. Nosso outro emissário para os Bnei Anussim, o Rabino Elisha Salas, atua em Portugal, mais precisamente, na cidade de Belmonte. O objetivo deles é estabelecer contato com aqueles Bnei Anussim interessados em retornar ao judaísmo, acompanhá-los e ajudá-los no processo de retorno, permitindo, ao mesmo tempo, que experimentem um ciclo de vida judaico em um ambiente comunitário.
  • Publicação de “Newsletters” – Boletins Informativos: um dos canais por meio do qual a Shavei Israel estabelece contato com os Bnei Anussim mundo afora, é o envio de um boletim informativo bimestral, que apresenta várias questões relacionadas com estudos judaicos, com os Bnei Anussim e as diferentes atividades da Shavei Israel. Este boletim é voltado para o público de língua portuguesa e de língua espanhola, razão pela qual é publicado em ambas as línguas.
  • Publicação de livros: um dos métodos que a Shavei Israel oferece para recuperar a memória perdida, é a publicação de livros sobre o Judaísmo, que incluem noções básicas sobre a nossa fé e a identidade judaica. A maior parte dos livros são estruturados didaticamente, com textos e pontos de reflexão, de modo que, desta forma, o leitor possa realizar uma autoavaliação sobre o conhecimento adquirido através de seu estudo. Os livros são de grande ajuda para todos aqueles interessados em estabelecer um contato com o Judaísmo, suas tradições e suas crenças.
  • Passeio Anual para Israel: A Shavei Israel leva a cabo um programa anual para os Bnei Anussim, no qual estes passeiam pela Terra de Israel por uma semana e meia, e se reencontram com suas tradições e heranças. Além de passeios turísticos, que possuem uma forte base histórico-religiosa, os Bnei Anussim também participam de palestras diárias relacionadas com a história judaica, a situação no Oriente Médio e, especialmente, a lei judaica e suas tradições. Esta viagem ajuda os participantes a fortalecer suas identidades e a se reencontrar com sua herança perdida, assim que, com certeza, trata-se de uma experiência inesquecível.
  • Seminário Anual na Península Ibérica: Já fazem cinco anos que a Shavei Israel organiza – anualmente – seminários na Península Ibérica. O objetivo destes seminários é fornecer um âmbito judaico para todos aqueles que desejam se reconectar e recuperar sua tradição judaica, estas que seus antepassados lutaram tanto para preservar, mesmo quando suas próprias vidas estavam em perigo. Durante estes programas, várias conferências são realizadas pelos diretores da Shavei Israel, o Presidente, Michael Freund e o Rabino Eliahu Birnbaum, assim como vários Bnei Anussim, que, entre outras coisas, compartilham suas comoventes histórias. Além disso, os seminários funcionam como uma estrutura para o estudo do judaísmo, suas leis, tradições e sua história. Os seminários dos anos passados aconteceram nas cidades de Palma de Mallorca, Barcelona, Madrid, Murcia, Belmonte e Porto.

 

Confira as últimas atividades da Shavei Israel