Acharei mot – Kedoshim

Para falar com as crianças

A parasha Kedoshim começa com um mandamento divino: «Sereis santos». O que significa ser santo? Como alguém se torna santo? As respostas aparecem em detalhe mais tarde, com uma longa lista de leis e decretos que De’s entrega ao povo de Israel. Ao cumprir as mitsvot, o homem aproxima-se das qualidades de De’s e torna-se santo como Ele. Desse modo, somos proibidos de roubar, enganar, oprimir, amaldiçoar um surdo e colocar um obstáculo diante de um cego. Devemos ajudar os pobres, guardar o Shabat, amar o estrangeiro, fazer um julgamento justo, respeitar os idosos e, acima de tudo, cumprir a mitzvá de «Amar o próximo como a nós mesmos.

Esta parasha é transmitida ao povo de maneira diferente do resto da Torá. Normalmente, Moisés transmite as palavras divinas primeiro a Aarão, a seus filhos e aos anciãos do povo, e somente depois são transmitidas ao resto do povo de Israel. Mas, nesta ocasião, Moisés reúne o povo inteiro, tanto o Cohen Gadol (sumo sacerdote) quanto o homem simples, e diz-lhes: Sereis santos. A todos juntos, de maneira igualitária, para mostrar que, sem o elemento mais pequeno do povo de Israel, os maiores não conseguirão alcançar a santidade.

Diante do cego não colocarás obstáculo

Há coisas que aparentemente nenhum de nós fará. Por exemplo, nenhum de nós colocaria um obstáculo diante de um cego no meio do caminho, nem mesmo de brincadeira.

Na Torá está escrito: diante do cego não colocarás obstáculo.

Será que se trata apenas de um cego que não vê?

Há situações em que cada um de nós é «cego». Por exemplo, eu, pessoalmente, sou «cega» em tudo o que esteja relacionado com automóveis. Não entendo nada sobre o assunto. Por outro lado, o meu amigo é «cego» em tudo o que está relacionado à bolsa de valores, títulos do tesouro e ações.

Assim como é proibido colocar um obstáculo diante de um cego que não vê, é proibido dar um conselho incorreto a um «cego» em certo assunto, que não entende o que é bom ou mau nesse tema.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *