Porque tu és judeu – Uma história sobre um despertar judaico na Polónia

«Nasci em Czestochowa, na Polónia, em 1988. Como não havia escolas judaicas na Polónia na época, a minha mãe enviou-me para uma escola pública. Quando eu tinha 8 anos, um dia voltei da escola e contei à minha mãe o que a professora nos tinha dito naquele dia:

— Mãe, amanhã não podemos comer carne, vamos à igreja e o padre vai derramar cinzas em cima das nossas cabeças.

A minha mãe olhou para mim e disse: — Sim, se não quiseres comer carne amanhã, não te dou carne, mas não vais à igreja.

Eu perguntei: — Por que não?

Ela disse: — Porque és judeu.

Foi assim que Yaakov Wasilewicz soube que era judeu. Mas ele aprendeu rapidamente que era melhor guardar essa informação para si. No dia seguinte a ter dito a um amigo que era judeu, todos começaram a chamá-lo «judeu sujo». De modo que Yaakov manteve isso em segredo na escola.

Durante as férias de verão e de inverno, Yaakov começou a frequentar o campo de Lauder, um lugar onde as famílias judias da Polónia passavam algumas semanas estudando judaísmo. O acampamento era para três gerações de judeus polacos: Sobreviventes do holocausto, seus filhos e netos.

Foi estimulante para Yaakov estar num lugar onde não precisava de esconder a sua verdadeira identidade. Lá todos eram judeus e todos se sentiam à vontade. Lá Yaakov aprendeu hebraico e canções judaicas, e cantava por todo o lado.

Agora Yaakov é casado, tem um filho e vive em Far Rockaway, Nova Iorque. Não se esqueceu das suas raízes nem dos desafios que os judeus polacos têm que enfrentar para viver como judeus, e disponibilizou-se para ensiná-los à distância, dando até uma aula para um grupo de judeus polacos que participavam de um seminário da Shavei Israel.

Aprecie a música de Yaakov Wasilewicz, com arranjos e produção do famoso intérprete Eitan Katz.

Yaakov escreveu-o dedicando-o à sua mãe, Halina Wasilewicz (que a sua memória seja uma bênção), que representava muito do que a Akeida representa para o povo judeu: Um pai que se sacrifica sem limites para o seu filho.

Esta música já está disponível no Spotify, Apple Music e em qualquer outro lugar onde haja música!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *