Parashat Vayishlach

Encontro com Esav

Questões

    • Por que Yaacob envia os mensageiros para Esav ?, Isso vai diretamente.

    • Por que ele diz a ele que estava com Labão e (de acordo com Rashi) que ele cuidou dos Mitsvot (preceitos), o que interessa isso a Esav ?.

    • Por que Yaacob divide seu acampamento?

    • Por que fazer uma oração tão longa, você poderia dizer isso com apenas um verso (versículo 12)?

    • Por que ele nos diz a quantidade exata de animais que ele enviou? Por que manda tantos?

    • Por qué  atravessa o riacho com todos os seus pertences à meia-noite? Porque diz 8 vezes o termo “Laabor” (cruzado)?

    • Por que não se cruza durante o dia?

    • Por que ele se curva 7 vezes antes de Esav, não é um pouco exagerado?

Respostas

Desde o início, a intenção de Yaacob é reconciliar-se com Esav, não continuar lutando. Ele não teme que Esav queira matá-lo, é por isso que na primeira vez ele não lhe envia presentes, e ele até fala com ele como um irmão, dizendo que ele cumpriu o Mitsvot, etc.

Não devemos esquecer o fim da passada  Parasha, em que tudo acaba bem sem problemas e que Deus é com ele. É por isso que ele o manda dizer palavras para reconciliar (seu servo Yaacob, meu senhor Esav), isso não faz por diplomacia, mas ele faz isso sinceramente, é assim que ele olha para si mesmo, como se quisesse dizer isso. o passado não tem valor.

Mas ao descobrir que Esav sai para encontrá-lo com 400 pessoas, então tudo muda e ele teme muito. A primeira coisa que ele faz é tentar proteger a coisa mais valiosa que tem, é por isso que ele divide seu campo em dois. Não se trata de expor Leah à frente e no outro campo ele coloca Rachel a salvo, mas divide-a da seguinte maneira: por um lado ele põe todas as suas esposas, as quatro com seus filhos e o segundo grupo formado por servos e gado. Esso é o mais lógico, é por isso que ele diz que ele pegou suas esposas e cruzou o riacho e então ele disse que pegou sua propriedade (servos e gado) e as cruzou.

Yaacob não quer guerra, toda a sua vida lhe escapou a guerras e conflitos, embora ele fosse forte, podemos apreciar isso quando ele só pode mover uma rocha que normalmente era movida entre vários pastores.

Primeiro ele faz o que tem nas mãos e depois reza a Deus, como um pai que tem um filho doente, primeiro chama o médico e depois reza.

A oração tem um total de 63 palavras. Por que estender tanto?

Estrutura da oração de Yaacob:

Comece com louvores, o Deus que estava com Abraão com Yitzchak e tudo o que Deus fez por ele. Finalmente, ele apela para a causa divina, porque Deus prometeu a ele que seus descendentes seriam numerosos.

Vemos que a oração de Yaacob é semelhante à de Moshe quando ele pede clemência para o povo de Israel, por exemplo, após o bezerro de ouro.

Yaacob nos ensina a orar, é a primeira vez que vemos o texto de uma oração, começando com louvores, não perguntando diretamente e terminando com louvor e agradecimento. Bem, o homem não é o centro de tudo, nem o seu pedido é o principal.

Depois de tudo isso, Yaacov envia um presente para Esav, isto é, não há espírito de guerra. No total, ele envia 580 animais, que podem ser 10 vezes 58 em hebraico: Jen, que significa “encontrar graça”. O objetivo não é suborná-lo, mas ele o faz com toda honestidade.

Ele se vê como um servo de Esav, ele o vê com muito respeito e é por isso que ele lhe envia um presente, como quando vamos ver um rei.

No entanto, Yaacob permanece desconfortável e tenta localizar sua família em um lugar mais seguro. No dia seguinte, quando Yaacob descobre que Esav recebeu os presentes que ele lhe enviou, ele não tem mais medo da guerra e vai ao encontro de Esav.

Mas até então, ele ainda estava inquieto, então ele envia sua família para um lugar seguro. Ele se prepara para receber a Profecia, é por isso que ele vai embora sozinho, afasta-se de tudo (Itbonenut) e reflete.

Desta forma, é como devemos agir antes de qualquer evento importante, antes de refletir e ver tudo em perspectiva, fazer nosso melhor esforço e implorar a Deus; dessa forma, evitaremos muitos erros.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *