Ocultos: Os judeus espanhóis secretos

O musical histórico sobre Bnei Anussim

Recentemente tem havido um grande interesse na história dos Bnei Anussim — descendentes dos judeus convertidos pela força ao catolicismo no tempo da Inquisição Espanhola. De facto, este interesse tem aumentado tanto que se reflete em muitas esferas, particularmente nas artes. Um belíssimo exemplo disso é o novo musical histórico baseado no livro The Family Aguilar (A Família Aguilar), do rabino Marcus Lehmann.

O musical Hidden: the Secret Jews of Spain (Ocultos: os Judeus Espanhóis Secretos) está ambientado na Espanha de 1692, duzentos anos depois da traumática expulsão dos judeus que se seguiu ao estabelecimento da Inquisição Espanhola. Conta história de uma família cujos membros viviam em público como cristãos e secretamente como judeus, e lutavam por sobreviver nestas circunstâncias. A noite de estreia do espetáculo será a 11 de novembro, numa sessão apenas para mulheres.

Por trás do projeto musical estão os conhecidos artistas Sharon Katz e Avital Macales, do Women’s Performance Community of Jerusalem, em parceria com o Centro Israelita da OU. A Shavei Israel participou na Noite do Património Espanhol do Women’s Performance Community, onde foi representada por Chaya Castillo, diretora do nosso departamento de Bnei Anussim. Este programa foi uma pré-estreia do espetáculo original. Estamos ansiosas por vê-lo!

Para mais informação sobre o musical e sobre a compra de bilhetes por favor siga este link

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *