Televisão judaica pela internet – A primeira da Polónia!

Shalom.tv (szalom.tv, em polaco) é a primeira televisão pela internet (web TV) da Polónia. Transmitindo desde Lodz – uma cidade com uma longa tradição cinematográfica – o canal é gerido por profissionais: pessoas da comunidade judaica que são peritas em assuntos judaicos, e realizadores de cinema com muitos anos de experiência.

O objetivo de szalom.tv é pôr em contacto todas as instituições judaicas de toda a Polónia. Os materiais apresentados têm o objetivo de criar um espaço para um intercâmbio de informação agradável entre as comunidades religiosas locais e outras organizações judaicas, de forma a criar um diálogo entre elas. Espera-se que deste modo aumente o sentido comunitário entre a comunidade judaica e se crie o primeiro intercâmbio diário vivo e dinâmico, com partilha das notícias mais importantes, conectando toda a comunidade judaica da Polónia.
Este programa, no qual haverá programas traduzidos ao inglês, será de acesso fácil e rápido a todos os interessados, tanto judeus polacos como polacos não-judeus e pessoas de fora da Polónia, e, o mais importante: será uma co-criação de judeus de diferentes cidades.
A implementação é simples: Um canal de Youtube com os seus próprios ficheiros de produção que serão conectados à página da internet. Os materiais de outras instituições que forem publicados nos seus canais também estarão na mesma página da internet, desde que respondam aos requisitos técnicos e de conteúdos.
Pela primeira vez, judeus de toda a Polónia estarão envolvidos num projeto que diz respeito a toda a minoria judaica polaca, e não somente às suas comunidades locais. Para alem disso, a televisão judaica será um registo único da vida do dia-a-dia de todos os judeus polacos – instituições, organizações, museus, sinagogas e comunidades – para todos os interessados.
Graças à szalom.tv, em vez de uma dúzia de páginas e perfis de Facebook espalhados pela internet, tudo estará pela primeira vez num só lugar e num formato esteticamente agradável.
Alguns projetos em curso:

Notícias de Rosh Chodesh:
Informação mensal de todo o país sobre acontecimentos na Polónia Judaica – começando na capital, passando por outras grandes cidades até às pequenas vilas. Das grandes instituições às pequenas iniciativas: Ações da juventude judaica, que tipo de educação está disponível para crianças e adultos, iniciativas para séniors judeus, como funcionam as diferentes sinagogas, tanto as ortodoxas como as reformistas, o que está a acontecer no mundo laico, quais as novidades dos museus e que iniciativas culturais estão a decorrer. Vamos mostrar material feito e enviado por pessoal da szalom.tv.

Reportagens:
Material mais longo sobre tópicos mais sérios sobre os judeus na Polónia. Alguns exemplos são: “O fenómeno dos conversos”, sobre o crescente número de conversos ao judaísmo, “A geração perdida” sobre a geração pós guerra que ocultou a sua origem, “Túmulos abandonados”, sobre cemitérios judeus abandonados, “Crianças Judias”, sobre o número crescente de escolas e infantários judaicos na Polónia, ou “Um dedo no mapa kosher”, sobre restaurantes kosher.
As entrevistas com pessoas da geração pré-guerra estão a diminuir. As suas memórias têm um valor enorme e as suas histórias podem dar aos judeus polacos um sentido de continuidade histórica. Trata-se de um registo de valor incalculável, para todos os Polacos.
A Web TV Judaica é a primeira iniciativa do género na Polónia, realizada por sugestão da emissária da Shavei Israel Miriam Szychowska. O projeto necessita de fundos para se poder concretizar completamente. Os seus donativos torná-lo-ão possível!

This slideshow requires JavaScript.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *