Descendentes de judeus chineses retornaram ao judaísmo

Cinco jovens chinesas, descendentes da comunidade judaica de Kaifeng, na China, completaram o processo de conversão em Jerusalém. Todas nasceram e viveram em Kaifeng, uma cidade no centro da província de Hanan, no sudoeste de Pequim, e são descendentes de uma comunidade judaica que prosperou na região durante mais de mil anos.

Li Changjin, Li Jing, Gao Yichen, Yue Ting y Li Yuan fizeram o seu processo de conversão na Shavei Israel, organização sem fins de lucro que as acompanhou durante dois anos.

“Os descendentes dos judeus de Kaifeng são o fio condutor que liga a China ao povo judeu”, disse Michael Freund, presidente e fundador da Shavei Israel. “Depois de séculos de assimilação, um número cada vez maior de judeus de Kaifeng começou regressar às suas raízes nos últimos anos e voltou a adotar a sua identidade judaica”.

“Estas cinco jovens decidiram unir-se ao povo judeu, e estamos contentes e orgulhosos de as ajudar a cumprir o seu sonho”, comenta Freund, acrescentando que nos últimos anos a organização Shavei Israel ajudou mais de uma dezena de membros da comunidade judaica chinesa a imigrar para Israel.

“Ser parte do povo judeu é uma honra, devido à herança e aos valores”, disse Jing, que estudou Economia e Comércio Internacional na China. “As minhas orações para regressar ao judaísmo e à Terra de Israel foram ouvidas”.

“Israel é onde os nossos antepassados viveram, e o meu pai sempre me disse que algum dia iríamos regressar”, disse Yue Ting, que fala inglês e hebraico fluentemente. “Cada um de nós está neste mundo para contribuir e fazer a diferença, cada um à sua maneira. Eu farei todos os possíveis para fazer tudo o que puder, não importa quão pequeno, só para fazer algo bom”.

Durante a sua estadia em Israel, as cinco jovens de Kaifeng receberam o apoio da Shavei Israel. A organização financiou a sua matrícula, as suas despesas de subsistência e organizou os seus estudos no Seminário Nishmat de Jerusalém, onde viveram e estudaram hebraico, preparando-se para a conversão oficial do Grande Rabinato de Israel. A Shavei Israel continuará a ajudar os judeus de Kaifeng durante a sua integração na sociedade israelita.

“Hoje em dia existem em Kaifeng cerca de mil descendentes da comunidade judaica. Apesar de a comunidade de Kaifeng se ter assimilado quase completamente na população local desde há dois séculos, os seus descendentes mantiveram certas tradições e conservaram uma ligação com a sua identidade judaica”, disse Freund, acrescentando “Nos últimos anos, muitos membros dessa comunidade têm procurado as suas raízes judaicas, o que têm conseguido em parte graças à internet, que lhes abriu novos mundos e lhes permitiu aceder a informações sobre judaísmo e sobre Israel que não poderiam ter conseguido em épocas passadas.”

Ver vídeo

Nota informativa do canal 7, Israel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *