Paz, Shalom, Salam, Fraternidade!

No passado dia 25 de Abril, o rabino Elisha Salas, emissário da Shavei Israel para Portugal e Espanha, participou, na cidade do Porto (Portugal), numa conferência intitulada “A Fraternidade na Europa das religiões do século XXI”.

Tratou-se de uma conferência organizada por um grupo independente de intelectuais e pensadores portugueses, com o propósito de explorar os vários contributos que as religiões monoteístas podem dar para a consecução do objetivo mundial de “agirmos uns com os outros em espírito de fraternidade”, tal como consta do texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Juntaram-se assim, no mesmo painel, três personalidades muito relevantes no mundo cultural e religioso português, representando cada uma das três religiões com mais expressão em Portugal: O padre católico Jorge Duarte, mediático assistente religioso da Rádio Renascença, o sheik David Munir, imã da principal mesquita de Lisboa, e o nosso rabino Elisha Salas, que entre nós dispensa apresentações.

O público presente teve oportunidade não só de ouvir os oradores mas também de colocar questões ou mesmo de lançar motes de debate, naquilo que foi uma conferência muito interessante e dinâmica, pautada por um espírito permanente de respeito mútuo, compreensão e irmandade que muito nos compraz e orgulha.

Tal como o judaísmo nos ensina e como também foi dito na conferência, embora nenhum de nós possa mudar o mundo, podemos sempre ter a iniciativa de contribuir com pequenos gestos que o tornam melhor… (Não te cabe terminar a obra, mas não és livre para abandoná-la – Pirkei Avot, cap 2, perek 21).

A presença da Shavei Israel nesta conferência foi isso mesmo: um pequeno passo, para todos juntos mudarmos o mundo.

This slideshow requires JavaScript.

One thought on “Paz, Shalom, Salam, Fraternidade!”

  1. O diálogo inter-religioso pode contribuir muito para a consolidação de uma cultura de paz.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *