Visita ao Sefer Torá de Trancoso, Portugal.

Em 2013 a Shavei Israel apoiou a Câmara Municipal de Trancoso (Portugal) na aquisição de um Sefer Torá para a cidade.

Os nossos seguidores certamente se lembrarão da grande festa que foi esse evento, já que se tratava do primeiro Sefer Torá a chegar àquela cidade desde os tempos da Inquisição!

O Sefer, que se encontra no Centro de Interpretação Judaica Isaac Cardoso, tem servido um propósito educativo muito importante junto da população local e dos turistas que passam por Trancoso procurando saber mais sobre a cultura e religião judaicas.

Ao mesmo tempo, é também utilizado e honrado segundo os preceitos da religião judaica, ao ser lido pelos vários grupos de turistas judeus que celebram Shabatot na sinagoga do Centro.

O nosso emissário para Portugal e Espanha, o Rabino Elisha Salas, é o responsável pela conservação e manutenção do Sefer, e desloca-se periodicamente a Trancoso para esse efeito.

É um Sefer com uma vida muito ocupada, B´H´, e precisa dos cuidados dRabino 🙂

Aqui ficam algumas fotos da última visita, que teve lugar na semana passada.

O rabino verificou o Sefer e deu indicações aos funcionários do Centro sobre os cuidados a ter, qual o modo correto de guardar o Sefer com a Yad (a mãozinha de prata para apontar durante a leitura), e até sobre que alterações devem ser feitas na bimah (a mesa para a leitura) para que tudo continue a correr bem 🙂

Vistoria feita, ficou tudo pronto para mais um lindo Shabat na companhia de um grupo israelita, composto por investigadores e profissionais de diversas áreas que se deslocaram a Portugal para estudar as marcas da presença judaica neste país.

Como acontece sempre onde a Shavei Israel está presente, foi um Shabat de partilha e troca de experiências, onde todos são incluídos. Funcionárias do Centro foram convidadas para assistir ao serviço matutino de Shabat, e, no fim do serviço, o rabino Elisha Salas deu, a pedido dos israelitas, uma palestra sobre a sua experiência em Portugal junto dos Bnei Anussim.

Que bom poder dizer com orgulho aos nossos novos amigos israelitas que o judaísmo em Portugal está vivo e pujante!

Am Israel Chai!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *