Nova escola de Talmud Torá para crianças da comunidade do Chile

 

É com orgulho que a Shavei Israel anuncia que mais uma comunidade judaica da América Latina tem agora a oportunidade de dar aos seus filhos uma educação judaica e estimular o seu interesse na nossa tradição, história e valores. Abriu recentemente no Chile uma nova escola de Talmud Torá para as crianças locais com uma ampla oferta de atividades, sob a direção da rabanit Esther Miriam Latapiat, esposa do rabino Avraham Latapiat, nosso emissário no Chile.

Muitos dos trabalhos e eventos desta escola Talmud Torá têm sido dedicados a Chanuca, já que esta foi a festividade mais recente desde a abertura da escola. Houve por exemplo um espetáculo de fantoches e aulas especiais sobre o milagre de Chanuca, bem como uma oficina de construção de dreidels com materiais reciclados.

Mas as atividades da Talmud Torá não se limitam às festividades: As crianças têm aulas sobre cashrut (as leis da alimentação judaica), escutam histórias sobre figuras bíblicas tais como Abraão ou o Rei David, aprendem a fazer a separação da chalá e até participam em debates sobre a porção semanal da Torá liderados pelo neto do rabino Latapiat, que, apesar da sua jovem idade, é uma grande ajuda na missão de transmitir a Torá às novas gerações.

As aulas são todos os domingos, à mesma hora das aulas para adultos, para que os pais se possam dedicar ao estudo da Torá sem se preocuparem com os filhos durante a aula. A resposta que temos das crianças é muito positiva: As crianças gostaram muito da ideia, disfrutam muito de poderem estudar e brincar juntas, e até são elas próprias a lembram os pais de as levaram ao próximo encontro.

Esperamos que gostem das fotografias e do vídeo que recebemos do Chile.

One thought on “Nova escola de Talmud Torá para crianças da comunidade do Chile”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *