Mercado Kosher na vila Monte Do Bispo, Portugal

No mês passado, o Rabino Elisha Salas, emissário da Shavei Israel em Portugal, visitou a aldeia de Monte do Bispo.

O rabino deu uma conferência sobre kashrut (a dieta alimentar judaica), inserida no Mercadinho do Festival de Outono de Monte Do Bispo.

Monte Do Bispo é uma aldeia a 12 km de Belmonte, em Castelo Branco, perto da Guarda e de Coimbra, locais que contam com um rico passado judaico.

O festival contou com diversos eventos culturais e com uma feira de produtos locais das áreas vizinhas, no qual participaram o rabino e os seus alunos.

O Rabino Salas explicou o significado da kashrut, que produtos são aceites e quais não, e aproveitou a oportunidade para falar também sobre a importância do consumo inteligente e de estarmos informados sobre os ingredientes utilizados na indústria alimentar para os alimentos processados.

Para exemplificar a sua conferência, trouxe uma pequena exposição de produtos kosher apresentada por Luís Morão e família (donos de uma loja kosher em Belmonte). Os membros da comunidade e outros estudantes também estiveram presentes, respondendo a perguntas e apoiando o projeto de divulgação da cultura judaica em Portugal.

Foi uma tarde lindíssima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *