Estudantes do Machon Miriam ganham Mezuzot em uma competição

Na Espanha e Portugal existem espaços vazios no canto superior direito dos batentes da porta, ao entrar nas casas. Estas são as posições onde um dia, as Mezuzot foram colocadas, sinalizando que a casa pertencia a uma família judia.

Nos últimos 500 anos, as Mezuzot desapareceram, principalmente porque os judeus, de todos os países de língua espanhola foram expulsos ou forçados a se converter ao catolicismo. Estes judeus são conhecidos como Bnei Anussim, vivendo sua vida judaica em segredo, longe dos olhos curiosos da Inquisição e seus executores.

Mas agora as Mezuzot estão retornando aos seus lugares, e três jovens estudantes em Israel já receberam as suas para decorar suas novas casas. Estes ganharam as Mezuzot em uma competição patrocinada pela Shavei Israel para pessoas que estudam no Instituto de Conversão e Retorno Machon Miriam. Este instituto ajuda os Bnei Anussim de língua espanhola, portuguesa e italiana, além de outros que desejam participar do povo judeu.

O concurso para ganhar as Mezuzot consistia em uma série de perguntas sobre o ciclo de vida judaico e as festas judaicas.

Apresentamos aqui os três vencedores orgulhosos:

rosangela-andrea-300x225

Rosangela Andrea nasceu no Brasil mas viveu muito tempo na Itália. Estudou com o emissário da Shavei Israel na Itália, o Rabino Pinchas Punturello, e mora no Kibutz Migdal Oz.

julia-zar-300x225

Julia Zar é um advogada do Brasil. Vive na cidade de Modi’in e é aluna do Rabino Yechiel Chilevsky.

patricia-gazit-169x300

Patricia Gazit vem do Peru e estudou com a vice-diretora da Shavei Israel, Edith Blaustein. Patricia vive em Ashdod – longe de Jerusalém – e, não somente que nunca reclama de sua longa viagens de ônibus duas vezes por semana, mas sempre traz café, de presente para os seus colegas!

Parabéns a todos os vencedores! Que possam construir um Bait Ne’eman (Casa Fiel) em Israel!

2 thoughts on “Estudantes do Machon Miriam ganham Mezuzot em uma competição”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *