A cantora Bnei Menashe, Dina Samte, que é cega, acende a tocha do Dia de Independência de Israel

Dina Samte, da comunidade Bnei Menashe, recebeu uma honra sem precedentes na comunidade judaica indiana: foi escolhida para acender uma das tochas do Dia da Independência de Israel na cerimônia oficial do estado, que aconteceu semana passada em Jerusalém.

Dina Samte acende a tocha no Har Herzl
Dina Samte acende a tocha no Har Herzl

Samte, de 19 anos, fez Aliá com um grupo de 230 Bnei Menashe do nordeste do estado indiano de Manipur, em 2007, com a ajuda da Shavei Israel. Samte, que está sendo homenageada por seu trabalho voluntário com o Instituto Judaico para Cegos, foi selecionada pelo Ministério de Esporte e Cultura de Israel para acender uma tocha na cerimônia oficial de “Yom Ha’atzmaut” no Monte Herzl, em Jerusalém.

“É muito emoção e também pressão ser escolhida para esta honra. É um sentimento de verdadeiro orgulho para os Bnei Menashe, para a minha escola, para as pessoas com necessidades especiais e para todo o Israel”, disse Samte.

“Esta é a primeira vez que um imigrante Bnei Menashe da Índia recebe a honra de acender uma tocha no Dia da Independência de Israel”, disse o fundador e presidente da Shavei Israel, Michael Freund. “Lembro-me de acompanhar Dina em seu vôo para Israel quando a trouxemos de Aliá da Índia em 2007, e estou muito animado por ela e sua família”.

Freund acrescentou: “Isso demonstra que os Bnei Menashe realmente se tornaram aceitos como parte integrante da sociedade israelense e do povo judeu”.

Os Bnei Menashe são descendentes da tribo de Menashe, uma das dez tribos perdidas exiladas da Terra de Israel há mais de 2.700 anos pelo império assírio. Até agora, cerca de 3.000 Bnei Menashe fizeram Aliá graças a Shavei Israel, incluindo mais de 1.100 nos últimos quatro anos. Cerca de 7.000 Bnei Menashe permanecem na Índia esperando a chance de voltar para casa, para Zion.

O retrato acima é de Dina que comemora seu 19º aniversário com sua família e membros da comunidade de Bnei Menashe em Israel.

Aqui está um vídeo de Dina na celebração do Dia da Independência no Har Herzl:

E outro vídeo de Dina se apresentando com o superstar israelense, Golan Azulay:

Dina atua regularmente com a banda Shalva. Aqui está outro vídeo:

Temos também algumas fotos de Dina ao longo dos anos. Aqui está uma da galeria:

One thought on “A cantora Bnei Menashe, Dina Samte, que é cega, acende a tocha do Dia de Independência de Israel”

  1. Mas ela tem uma voz belíssima! Perfeita! Uma voz celestial! O acompanhante é que, seja ou não famoso, não acompanhou nada bem. Ela brilha como uma estrela,mesmo com deficiente acompanhamento. Mesmo assim merecia melhor guitarra. Fabulosa!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *