Derrotando a inveja

Comentário sobre a porção semanal da torá – Acharei Mot / Kedoshim

 

“Amarás o teu próximo como a Ti mesmo” Levítico 19:17.

Não há preceito mais difícil e mais profundo do que este. Para Rabi Akiva este preceito é a base de toda a Torá, é a expressão maior e mais completa. Ramban, ou Nachmanides, (Espanha-Israel 1194-1269) explica que o amor ao próximo como a nós mesmos é na verdade um mandamento não natural, pois é claro que uma pessoa não pode amar outra pessoa, mais do que a si mesmo. Então, por que a Torá nos ordena algo impossível? Porque somos confrontados com um compromisso que não é natural?

O Ramban neste momento oferece um novo sentido de reflexão e interpretação do mandamento e ensina: “A essência desta mitzvá na Torá é de remover a inveja de nossos corações… uma pessoa deve estar feliz quando seu vizinho for abençoado com elementos positivos, como se ele próprio tivesse sido abençoado da mesma forma. Um exemplo deste amor incondicional está na amizade entre David e Yonatan, aonde o verso (Samuel I, 20:17), afirma: “ele o amou como amava a si mesmo” . E como sabemos isso? Yonatan estava ciente do fato de que David reinaria sobre Israel, em seu lugar, mas nenhum ciúme encontroulugar em seu coração “.

É normal que uma pessoa normal queira para si mais do que quer para os outros. Podemos pensar que o mandamento quer de nós uma abnegação total e uma renúncia a tudo o que temos, em nome dos outros, mas isso seria demais e a Torá nunca pediria algo impossível. A Torá quer nos convidar, como ensinado pelo Ramban, a derrotar a inveja e o ciúme, a lutar com todos os meios contra a idéia de que nossa saúde e nosso crescimento espiritual e material, deve ser às custas dos outros. Em essência, amar o próximo como a ti mesmo significa, de acordo com o Ramban, saber trabalhar em nós mesmos e combater a inveja e o ciúme em relação aos outros.

3 thoughts on “Derrotando a inveja”

    1. A derrota da inveja é o amor sem esta torá em nossas vidas iremos sempre transgredir , e mias fácil ter inveja ,raiva, amargura ou outros sentimentos negativos do que sentir AMOR .
      Por Isso foi que os filhos da ARON e Miriam tiveram suas punições ,mas o AMOR de moche intercedeu
      por seus irmãos rava .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *