FOTOS: Celebrações de Yom Ha’atzmaut ao redor do mundo

Pedimos à todos os emissários da Shavei Israel ao redor do mundo para compartilhar conosco as fotos de suas comemorações de Yom Ha’atzmaut (o Dia da Independência de Israel). Como celebramos o 68° aniversário de Israel este ano? Confira abaixo este “tour visual”:

 

Índia

Mais de 200 Bnei Menashe se dirigiram para o centro Beit Shalom da Shavei Israel, em Churachandpur, Manipur para celebrar o Yom Ha’atzmaut. A bandeira de Israel foi içada, o Hatikva foi cantado, e então os Shining Star Kids apresentaram uma dança especial com base no tema do hino nacional de Israel. Na sequência realizaram uma oração para o Estado de Israel e seus soldados e ouviram um discurso do emissário da Shavei Israel para a comunidade, Aharon Vaiphei, sobre o tema “sionismo, a Declaração de Independência e a Terra de Israel”. Logo em seguida, todos cantaram o Kathang’e Kathang’e – canção tradicional dos Bnei Menashe que anseiam a Terra de Israel – antes de desejar um ao outro L’shana Haba B’Yerushalayim – No Ano que Vem em Jerusalém.

Segue abaixo uma seleção de imagens das celebrações em Manipur.

11 12 13

E abaixo algumas fotos das celebrações do estado indiano vizinho, Mizoram.

21 22 23 24 25 26 27 28

Enquanto isso, em Erode, os membros do Zion Torah Center receberam um presente especial de Yom Ha’atzmaut: 200 novos sidurim (livros de oração), cortesia da Shavei Israel. Os sidurim foram originalmente impressos para os Bnei Menashe que vivem em Mizoram e são em hebraico com transliteração em Inglês, tornando-os totalmente utilizáveis pela comunidade de Erode. Uma cerimônia foi realizada, onde os membros da comunidade receberam seus novos sidurim. Abaixo, algumas fotos, a maioria com o líder comunitário, Samuel Devasahayam.

31 32 33 34 35 36 37 38 39310 311

 

Colômbia

Bandeiras em grande quantidade tomaram conta da celebração de Yom Ha’atzmaut com a comunidade de Bnei Anussim, em Bogotá na Colômbia. Houve refeição festiva, orações, aulas e muita música durante toda a festa.

41 42 43 44 45

 

Portugal

bimá da sinagoga de Belmonte foi coberta com uma bandeira de Israel – de uma maneira exultante e desafiadora, levando em consideração a Inquisição brutal que aconteceu nesta região, meio milênio atrás. Apresentamos algumas fotos que foram enviadas por nosso emissário em Belmonte, o Rabino Elisha Salas.

51 52 53 54 55

 

Polônia

Em Cracóvia, o Rabino Avi Baumol nos contou que liderou uma cerimônia “emocionante e tocante” em Yom Hazikaron – O Dia da Memória aos Soldados que caíram nas batalhas por Israel (celebrado 24 horas antes do Dia da Independência de Israel) – “para 70 pessoas, em sua maioria não-judeus, na Polónia, e entre estes alguns ‘judeus ocultos’. Acendemos velas e falamos sobre todos nossos sacrifícios pela pátria judaica. Lemos a história angustiante, porém heróica, de Dafna Meir como um exemplo do terror que enfrentamos. Pedimos à Roy, um ex-soldado israelense, que acenda velas em sua memória e cantamos o Hatikva [o hino nacional de Israel] todos juntos. ”

61

 

El Salvador

O que é mais israelense do que uma pita recheada de falafel e húmus? Que tal uma pita caseira feita pela comunidade de Beit Israel, dos Bnei Anussim de San Salvador? Ainda melhor ver todos comendo e posando com a bandeira de Israel. Abaixo fotos deste especial evento. Além das fotos de uma cerimônia de acendimento de velas! (Hmm… embora não pareça haver 68 velas aí)

71 72 73 74 75 76 77 78 79 710 711 712 713

Bônus: segue um vídeo de El Salvador para que você sinta mais de perto, a verdadeira alegria que foi esta festa neste pequeno país.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *