Hotel kasher em Portugal recebe 160 para o Shabat

O mais recente hotel kasher Har Sinai, em Belmonte, Portugal receberá um Shabat festivo neste fim de semana. O emissário da Shavei Israel, o Rabino Elisha Salas e o Rabino Isroel Nachum de Safed estarão hospedando um grupo de 80 judeus americanos na pitoresca cidade portuguesa com a mais antiga história judaica.

Belmonte possuía uma próspera comunidade judaica até que seus membros foram forçados a se esconder ou obrigados a se converter ao catolicismo há 500 anos atrás. Hoje, os descendentes daqueles judeus – os Bnei Anussim – estão re-descobrindo e re-abraçando, cada vez mais, sua herança escondida. Belmonte, onde o Rabino Salas está baseado, é um dos centros deste avivamento.

O Rabino Nachum de Safed organiza quatro viagens sobre a herança judaica por todo o mundo, a cada ano. Esta é a primeira que chega em Belmonte e é um dos primeiros eventos a serem realizados no Hotel Har Sinai, desde que o Rabino Salas começou a supervisionar a kashrut do hotel.

O hotel de 27 quartos estará fechado para os turistas regulares neste fim de semana, a fim de hospedar o grupo do Rabino Nachum. Dois chefs gourmet dos EUA estarão voando com o grupo para preparar todas as refeições.

Além de Belmonte, os visitantes irão tomar o trem para Trancoso – outro centro de Bnei Anussim e cidade do Centro de Interpretação Judaica Isaac Cardoso. Escreveu sobre Trancoso quando o Centro Cardoso recebeu o primeiro Rolo da Torá da cidade em meio milênio.

O grupo irá celebrar o Kabalat Shabat na sinagoga de Belmonte juntamente com a comunidade Bnei Anussim local e os alunos do Rabino Salas da área circundante, que muitas vezes passam o Shabat com seu professor na cidade. O grupo do Rabino Nachum tem tido o cuidado de incluir os moradores em todas as atividades do fim de semana – orações na sinagoga, aulas, refeições e a refeição pós-Shabat – Melave Malka.

Incluindo os visitantes norte-americanos e os moradores, será um total de 160 pessoas que estarão juntos em Belmonte neste fim de semana. Isso é o que chamamos de Shabat Shalom!

 

ATUALIZAÇÃO

O Rabino Salas comenta um pouco do que foi Shabat e lhe trazemos fotos!

 

Tivemos um shabat “extraordinário” em Belmonte.
 
Recebemos a visita de 120 chassídicos de Nova York – incluindo muitos rabinos – e vivemos uma experiência única em Portugal.
 
A Comunidade de Belmonte, e meus alunos, pela primeira vez na história de Portugal, puderam testemunhar um espetáculo do povo judeu.
 
Pela primeira vez, após 600 anos, as vozes do povo judeu voltaram a serem ouvidas em Portugal, e as figuras de muitos judeus chassídicos marcharam pelas ruas de Belmonte.
 
Foi um espetáculo maravilhoso aos nossos olhos, e uma elevação para nossas almas, ouvir as vozes de muitos judeus cantando as canções de Shabat e os salmos.
 
Nossa sinagoga estava cheia, não entrava mais nenhuma pessoa, e todos dançaram ao som das músicas de Shabat e às melodias “Carlebach”, com maravilhosas canções.
 
É uma grande bênção para nós o que está acontecendo em Portugal. Sinceramente acredito que o “cherem” de não visitar Portugal terminou, e as canções judaicas estão retornando. É um novo começo para Portugal.
 
Tivemos este belo Shabat, cheio de alegria, e abundância de alimentos, lindas conversas, abraços, apertos de mão e… felicidade em nossos corações.
 
Compartilho algumas das fotografias deste fim de semana chassídico, belo e inesquecível em Belmonte.
 
Rabino Elisha Salas
Sheliach da Shavei Israel em Portugal

DSC_0333 DSC_0335DSC_0338 DSC_0340 DSC_0345 DSC_0351 DSC_0357 DSC_0364 DSC_0393 DSC_0395 DSC_0400 DSC_0401

3 thoughts on “Hotel kasher em Portugal recebe 160 para o Shabat”

  1. Estivemos hospedados nesse hotel por durante as celebrações da semana do Brasil, ocasião em que visitamos Trancoso, o Centro Isaac Cardoso, As Sinagogas de Belmonte e Trancoso, o Museu Judaico de Belmonte. O hotel é de excelente qualidade com destaque para a cordialidade do Irmão Alípio e esposa.

  2. Mis felicitacoes al Rabino Elisha Salas que esta realizando un trabajo extraordinario en Belmonte entregando su alma a la comunidad que el preside,
    “Kol Hacabod” , desde Israel

    Eduardo Bursztyn
    Director de Tours & Tours Israel
    Ra’anana
    ISRAEL

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *