É verdade que os Judeus não comem pão na Páscoa Judaica?

22100_868977493163774_35417065694560783_nÉ verdade que os Judeus não comem pão na Páscoa Judaica?

RESPOSTA:

– Provavelmente, a observância mais importante da festa de Pessach envolve evitar o Chametz (fermento) durante toda festa (7 dias em Israel e 8 dias fora de Israel). Se trata de uma celebração do fato de que os judeus sairam do Egito com muita pressa, e não tiveram tempo de deixar o pão, que preparavam para a viagem, fermentar. Também se trata de uma forma simbólica de eliminar o “fermento” (arrogância, orgulho) de nossas almas.

Chametz inclui qualquer coisa feita dos cinco principais grãos (trigo, centeio, cevada, aveia e espelta) que não tenha sido completamente cozida por 18 minutos, após o primeiro contato com a água. Os judeusde origem Ashkenazita, também evitam comer arroz, milho, amendoim, leguminosas (feijão) e alguns outros alimentos que são comumente usados para fazer pão, ou são cultivados e processados perto de algo chametz, e, portanto, foram proibidos para evitar qualquer confusão ou “contaminação” cruzada. Tais itens acrescentados pelos Judeus Ashkenazitas, são chamados de “Kitniyot.”

Não somente está proibido comer Chametz durante o Pessach, como também não se pode possuí-lo ou se beneficiar dele. Está proibido, inclusive, alimentar os animais de estimação com Chametz. Todo o Chametz, incluindo utensílios utilizados para cozinhar Chametz, devem ser eliminados ou “kasherizados” para o Pessach. E, portanto, o processo de limpeza da casa para o Pessach é uma tarefa enorme. Para fazer isso direito, é necessário se preparar várias semanas antes da festa, realizando uma limpeza meticulosa que deve abranger todas as superfícies que normalmente entram em contacto com os alimentos durante o resto do ano. Após a limpeza estar concluída, na véspera da festa, se realiza uma vistoria ritual na casa buscando “os últimos” Chametz, e qualquer chametz encontrado é, então, queimado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *