Por que as mulheres judias devem cobrir a cabeça, quando estão casadas?

33ba84db241ba4e911702e3de4a73e27_780X263

PERGUNTA –> Por que as mulheres judias devem cobrir a cabeça, quando estão casadas?

RESPOSTA –> A Tradição Oral Judaica ensina que uma mulher que vai a feira com a cabeça descoberta, está ignorando a religião judaica. O Talmude inclusive debate se esta é uma proibição da própria Torá, ou uma lei imposta pelos sábios para afastar o homem do pecado, de qualquer maneira, todos, aceitam que se trata de uma violação da lei judaica, sendo, inclusive, uma razão válida para o marido pedir o divórcio.

A base para a argumentação de que se trata de uma proibição da Torá, é da porção bíblica que relata sobre a mulher suspeita de trair o marido que era trazida ao Templo para jurar que não o fez, a Sotá. Nesta porção, está escrito “e descobrirá a cabeça da mulher”, que nos leva a entender que, toda mulher casada deve estar com a cabeça coberta, e, o ato de descobrir sua cabeça no Templo, parece nos ensinar que tal atitude que gerou uma suspeita de adultério ao marido, não é digna de uma mulher casada.

O Talmude ensina também que um homem não deve ler a reza santa do Shemá Israel, na frente de uma mulher que está com a cabeça descoberta, e a razão para isso é a de que o cabelo da mulher pode ser bastante sedutor e este não coneguirá se concentrar.

Desta maneira, podemos entender que o cabelo da mulher é bastante sedutor e constitui uma parte essencial da beleza feminina. Assim sendo, as mulheres judias ao cobrirem suas cabeças após o casamento, o fazem por recato e discrição.

Ao contrário do que muitos pensam, ser recatada não é o mesmo de “estar feia”, e portanto a mulher não deve se presar de cuidar de sua beleza e deve estar sempre satisfeita com sua aparência física. Cobrir o cabelo apenas demonstra para as pessoas a volta da mulher que esta já possui um compromisso eterno e não está disponível e nem vulnerável, existe um homem que a protege e se compromete em fazê-la feliz.

Em um mundo cada vez mais exposto, a lei judaica tenta ao máximo manter a santidade do casamento judaico, tornando a relação entre o marido e a mulher, o máximo possível, íntima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *